O tal do Cronograma Capilar

Oláa, =D

Bom gente, esses dias a Brenda me mostrou um grupo no Facebook que se chama Cronograma Capilar (quem quiser ver, clica aqui), lá várias mulheres e homens também, discutem sobre cabelo, a forma de tratá-los e etc. Mas por que “Cronograma Capilar”? Bem, o grupo se chama assim porque se fez um cronograma que nós deveríamos seguir de acordo com a necessidade que nosso cabelo tem (pois é, eu também não tinha muita noção disso rs). Pois bem, o nosso cabelo precisa de Hidratação (H), Nutrição (N), Reparação ou Reconstrução (R) e Umectação (U). Assim sendo, o cronograma reúne todas essas necessidades, por exemplo: para quem lava o cabelo 3 vezes por semana O LEGAL seria fazer o seguinte: na 1ª semana: H, H, N; na 2ª semana: H, N, N; na 3ª semana: H, N, R e e ciclo recomeça. E uma ou duas vezes por mês fazer Umectação, mas disso falaremos depois.

cronograma 4

“É uma regra esse cronograma?” Não, não é. Isso será de acordo com o SEU cabelo. Seu cabelo precisa de mais reparação? Então faça reparação mais vezes e assim por diante. “Mas eu só lavo meu cabelo duas vezes por semana.“ Bom, se encaixe no cronograma, não é uma regra geral. Vá fazendo e de acordo com os resultados você vai sabendo do que seu cabelo precisa. “Mas eu lavo meu cabelo todos os dias”. Mesmo que lavar todos os dias não seja muito aconselhável, faça cronograma a cada dois ou três dias, para que o cabelo não fique pesado.

Apesar de haver vários blogs falando sobre esse cronograma não vi nenhum que fale mais detalhadamente, como por exemplo: os preços, quais vitaminas são boas para H, ampolas boas para “batizar” os cremes, etc. Então resolvi procurar e colocar aqui todas as informações que eu acho importante.

Vamos lá, hoje eu vou dar uma resumida básica em cada um dos temas e mais pra frente farei os posts detalhados, com preço e tudo mais.

H – Hidratação (post completo sobre hidratação, clique aqui):

Hidratação nada mais é que repor a água. “Mas beber muita água durante o dia já não é suficiente?” Não! Lógico que beber água é importante, não só pro cabelo, claro. Mas, a indústria dos cosméticos já evoluiu muito e há vários cremes que fazem realmente a hidratação do seu lindo cabelinho. Por exemplo: aloe vera, vitamina B5 (bepantol), etc.

N – Nutrição (post completo sobre nutrição, clique aqui):

Além de água nosso cabelo precisa de nutrientes para se manter lindo e saudável. Os nutrientes nada mais são que: óleos, gorduras e lipídeos. Então pensa comigo: no cronograma se pede para fazer Hidratação e depois Nutrição, por que será?! O óleo dos ativos nutritivos do creme que você usa vai reter a água da sua Hidratação (lembra que água e óleo não se misturam? Então, o óleo vai barrar a água). Exemplos de nutrientes: ceramidas, óleo de argan, karité, etc.

R – Reparação ou Reconstrução (post completo clique aqui):

Já falei de água e nutrientes, falta o que? Proteína! Pois é, apesar de ser recomendável fazer poucas vezes, essa é uma parte importante do cronograma. As proteínas são o que dão força aos cabelos. Porém, tem que tomar muito cuidado. Muita gente acha (eu também achava) que quanto mais queratina (que é uma proteína) melhor. Mas não é bem assim funciona. Pense assim: a queratina, por exemplo, ela dá força aos cabelos, mas seu cabelo vai ficando tão forte que acaba ficando rígido, depois de rígido passa a quebradiço e aí nós ficamos loucas (haha). Por isso existe esse limite. São exemplos de R: queratina, lisina, serina, aminoácidos, proteínas, colágeno, etc.

U – Umectação (post completo clique aqui):

Bem a umectação nada mais é que passar óleos nos cabelos (hahahaha). É verdade gente! Mas, no entanto, entretanto, porém, somente óleos VEGETAIS (e tem que ser 100% viu?!)! Óleo mineral, parafina e vasilina encapam o cabelo fazendo com que nada penetre neles, nem água, nem nutrientes e nem proteína, TOME CUIDADO. A função da umectação é dar umidade aos nossos fios. Ela cuida das pontas duplas, ressecamentos, dá uma abaixada na juba de leão (hahaha), além de dar maciez e brilho. Os óleos preferidos de quem faz são: óleo de côco, azeite de oliva extra virgem (sim, aquele que você põe na salada), rícinio entre outros.

Beeijos, Gree. =D

Anúncios

7 pensamentos sobre “O tal do Cronograma Capilar

  1. Olá Gree,,
    há um tempo estava tentando entender esse Cronograma Capilar e achar dicas de produtos bons… Achei o seu post suuuper esclarecedor e me ajudou muito! Amanhã mesmo vou atrás dos meus produtinhos! Muito obrigada!!! Um beijo

  2. Pingback: Reforçando o post do Cronograma Capilar | Aprendiz de Estrelas

  3. Devo fazer por no mínimo quanto tempo o cronograma meninas?
    E outra dúvida, eu tenho que fazer no mínimo 3 fases todas as semanas? ou posso fazer menos, se eu só quiser hidratar e nutrir por exemplo naquela semana e mais nada, pode ser?

    • Oiii Bruna =D
      Então, o cronograma você faz enquanto achar que o seu cabelo está “ruim” sabe?! Quando ele ficar do jeito que você quer, pode voltar a usar shampoo e condicionador só, e volta a fazer o cronograma quando ele ficar ruinzinho de novo. ^^
      Quanto as fases, é assim, você tem que seguir a ordem, tipo H – H – N (da 1ª fase), mas não necessariamente a cada dois dias, pode ser a cada três, quatro, enfim, só siga a ordem. =D
      Beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s